BREVE HISTÓRIA DO GIN

0
História do gin

A Origem de Gin é retratada por volta do século XVII. Com a finalidade de desenvolver uma fórmula barata de diurético para o tratamento de doenças renais, na faculdade de Leiden, a 35km de Amsterdão, o médico e catedrático holandês Franciscus Sylvius elaborou uma bebida à base zimbro.

Aos holandeses é creditado a criação do Gin, porém foram os ingleses quem a popularizou. Durante as Guerras Holandesas, soldados do Exército Britânico, conheceram essa bebida aromática e acabaram levando para casa.

No início do século XVIII, com a ameaçada dos destilados holandeses e dos vinhos franceses, a Coroa Britânica começa a restringir as importações, passando a proteger a produção inglesa. Com essa medida, houve o aumento da produção do Gin Britânico tornando-o o mais famoso do mundo.

Passando a utilizar uma destilação contínua, os ingleses melhoraram a qualidade do Gin. A bebida era refinada a fim de se eliminar aromatizantes fortes e doces, tornando-a mais pura e neutra.

O consumo na Inglaterra cresceu de tal forma (11, 5 litros por ano – por habitante) que em 1736, o Parlamento Britânico, preocupados com os efeitos negativos que o alcoolismo gerava à economia do país, decretou o Gin Act. Ficaram estabelecidas severas restrições aos produtores e comerciantes de Gin, rigorosas punições aos contrabandistas e maior vigilância sobre o varejo.

O nome Gin é derivado da palavra francesa geniève e holandesa genever, que significa zimbro.

Sem Comentários

Recomendamos-lhe

gintonico

Já leram a notícia do momento?

“o gin atenua os sintomas das alergias” Um estudo diz que gin tónico alivia os sintomas de alergias Ao contrário de outras bebidas alcoólicas, o ...